Somos Franciscanos e pretendemos partilhar, através deste meio, a nossa vida com todos os homens e

A minha foto
Maputo, Maputo, Mozambique
FRANCISCANOS OFM DE MOÇAMBIQUE

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PROFISSÕES TEMPORÁRIAS EM VARATOJO

No 06 de Setembro de 2014, no Coro do convento de Santo António de Varatojo, Portugal, 3 jovens de enviados pela Custódia de Santa Clara de Assis de Moçambique de juntamente com outros 6 sendo 2 nativos de Portugal e 4 vindos de Timor Leste, nas mãos do Provincial Frei Victor Melicias Lopes, emitiraram os seus primeiros votos.

Celebramos mais uma vez o dom da vocação que o Senhor nos deu a exemplo de São Francisco, estes jovens que no dia 06 de Setembro de 2013 no Coro do Convento de Santo António de Varatojo, tomaram o santo hábito franciscano e deram o início do ano de prova e experiência da vida franciscana. Era um grupo de nove candidatos sendo dois da Provincia dos Mártires de Marrocos-Portugal (Frei Paulo Faria, natural de Lisboa, Benfica e Frei Márcio Carreira, natural das Caldas da Rainha); três da Custódia de Santa Clara de Assis de Moçambique (Frei Nomen David Maenza,  natural de Manica; Frei Raimundo José Mateus, natural de Tete e Frei Orlando Augusto Nhachengo, natural de Inhambane, Inharrime) e por quatro da Fundação de Santo António de Lisboa- Timor Leste( Frei João Mendonça, natural de Aileu; Frei Gaspar Ximenes Belo, natural de Baucau; Frei Saturninho da Costa, natural de Fatucahi e Frei Marino Florão Amaral, natural de Fahi-nihan).

Foi um ano de muitas descobertas a partir do contacto com a natureza, algo que o Pai Seráfico São Francisco respeitava com toda a dignidade a ponto de chamar toda a criatura por irmã. Tiveram também a oportunidade de se conhecerem-se entrando em si mesmos e descobriram que era possível fazer algo que supostamente pensavam que não eram capazes de fazerem.



Esta etapa teve como pontos de partida: o encontro com Cristo, pobre e abandonado; o encontro consigo mesmo e com os outros, momentos que ajudaram no discernimento vocacional destes irmão tal como foi a experiência de São Francisco de Assis.

Terminados esta fase de prova e experiência em que os nossos estatutos propõem fazer-se em um ano, estes jovens, fizeram a sua primeira profissão no dia 06 de Setembro de 2014, nas mãos do Frei Vitor Melícias Lopes, Provincial da Provincial Portuguesa dos Mártires de Marrocos-Portugal. Estiveram presente frades da Província Portuguesa e por coicidência contou-se com a presença do futuro mestre dos estudantes de Timor o Frei Nicolau bem como familiares dos dois irmãos portugueses do mesmo grupo formativo e amigos com quem conviviam.


Que o Senhor lhes dê a paz, perseverança e forças para uma nova etapa que estão iniciando.

Por Frei Orlando Augusto Nhachengo


Sem comentários:

Enviar um comentário