Somos Franciscanos e pretendemos partilhar, através deste meio, a nossa vida com todos os homens e

A minha foto
Maputo, Maputo, Mozambique
FRANCISCANOS OFM DE MOÇAMBIQUE

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Profissões Solenes

 
No dia 23 de Setembro de 2012, na Igreja de Santo António da Polana, Maputo, emitiram os seus Votos Solenes na Ordem dos Frades Menores os seguintes irmãos: Frei Júlio João Quaria, Frei Paulo Luís Constantino, Frei Edson Ausgusto Nhatuve, Frei Lameque André Michangula e Frei Agostinho Julieta Matlavele.
 
A celebração presidida pelo Senhor Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo, contou com a presença do Senhor Dom Hilário da Cruz Massinga, Bispo de Quelimane, os Frades Menores de Moçambique, os pais do professandos, religiosos e religiosas, os fiéis de Santo António da Polana e convidados.
 
Durante a homilia, o presidente da celebração explicou o sentido das leituras que davam um ensinamento sobre a sabedoria divina e supera a terrena. Quanto à profissão, o Senhor Arcebispo tocou nos desafios da Vida Consagrada e apelou a todos, os prefessandos, os frades menores, familiares e o povo a fazer tudo por tudo para respeitar o compromisso que era tomado naquele dia.
Depois da Santa Eucaristia, seguiu-se ao Copo d´Agua e recreação no Salão Paroquial.
 
Da esquerda para direita: Frei Paulo, Frei Júlio, Frei Agostinho, Frei Lameque e Frei Edson.
 
 


Páscoa do Frei Macieira

Em conversa comigo, o Frei José Macieira, guardião da Fraternidade Internacional dos Frades Menores do Saint Bonaventure College, em Lusaka, Zambia, teria manifestado o desejo de ficar algum tempo em Moçambique durante as férias de Junho - Agosto. O tal desejo estava em vista à sua participação na Assembleia Anual da Custódia (Guiúa, 17 – 19 de Setembro) e nas Profissões Solenes de 5 irmãos da Custódia (Maputo, 23 de Setembro). Só depois desses actos é que o Frei Macieira regressaria à Lusaka.

Conforme o programado, o Frei Macieira, depois de visitar os seus irmãos em Francisco, familiares de sangue e amigos de simpatia, participou na Assembleia e nas Profissões.

No dia 25, aproveitando a boleia do Frei Miguel, o animador vocacional, que ia a Chimoio, o Frei Macieira, na companhia do Frei Eduardo e Frei Ricardo, partiram com escala em Inhambane. O Frei Ricardo ficou na sua fraternidade, em Mocumbi, e os restantes irmãos continuaram a viagem e dormiram em Inhambane. No dia seguinte, dia 26, continuaram com a viagem, rumo a Chimoio. O Frei Miguel conduziu o carro até Maxixe, o outro lado da Baía de Inhambane, cerca de 50 Km de distância, e depois os destinos ficaram nas mãos do Frei Macieira. Tudo estava a correr muito bem, pararam em Mapinhane, cerca de 200km da Maxixe, saudaram a Directora da  Escola, uma religiosa, amiga do Frei Macieira. Depois das saudações continuaram com a viagem.

Depois de atravessar o Rio Save, perto de Muxungue, por volta do meio dia, o sono assaltou o carro e apoderou-se dos seus ocupantes. O Frei Miguel quando desperta, o carro já se encontrava fora da faixa de rodagem, no mato, na mão contrária. Foi nessa altura que o Frei Miguel chamou à atenção ao Frei Macieira  e este, na querendo controlar a situação, tentou repor o carro na faixa, mas sem sucesso, pois o carro atravessou a estrada; o Frei Miguel, sem saber como, vê-se sentado no chão, assiste o derradeiro momento do Frei Macieira: o carro capotou: rodas no ar, virado para a direcção de origem. Os dois ocupantes continuavam na viatura, a sangrar. O Frei Eduardo com ferimentos nas ambas as mãos e na cabeça; o Frei Macieira entalada no carro, com golpes fortes na cabeça e na mão direita – sem palavras, somente suspirava.

Com ajuda de algumas pessoas que acorreram ao sítio, o Frei Macieira foi retirado do carro, estendido no chão; passados alguns minutos expirou.

Os Padres Combonianos de Muxungue, assim que receberam a notícia, dirigiram ao local e levaram o Corpo do Frei Macieira e os restantes  companheiros  para o Hospital de Muxungue. Os feridos estavam, conforme os exames médicos, estavam fora do perigo.

Nisso, chegou ao local, vindo de Chimoio, o Frei José Manuel Bambo, na companhia do Seminarista Nhaquila;  Feitos os trâmites, não havendo no local meios para a conservação de corpos, o Frei Bambo levou os seus irmãos, vivos e falecido, para Chimoio naquele mesmo dia.

No dia 28, logo a seguir à Missa das 18:00h, na Sé Catedral de Chimoio, iniciou o velório até ao dia seguinte. Já às 8:00h do dia 29, no mesmo local, celebramos a Missa do Corpo Presente no meio de uma grande moldura humana. Participaram deste acto pessoas vindas de Maputo, Inhambane, Beira, Tete, Zimbabwe, Zâmbia e ainda de outros lugares. Depois da Missa, o Cortejo Fúnebre dirigiu-se à Marera, terra natal do Frei Macieira, para o enterro.

O corpo do Frei Macieira repousa na Missão de Marera, ao lado de seu sobrinho, Padre Ezequiel falecido há alguns anos.

Que a alma do Frei Macieira descanse em Paz.

 
Frei Evódio

terça-feira, 13 de março de 2012

Comunicado do Conselho da Custódia



ORDEM FRANCISCANA

Custódia Autónoma de Santa Clara de Assis de Moçambique

Av. Armando Tivane, 1701 – CP 3666

00310 - Maputo – Moçambique



Comunicado do Conselho da Custódia

No dia 17 de Fevereiro, na Fraternidade de Santo António da Polana - Maputo, teve lugar a primeira Reunião Ordinária do ano de 2012 do Conselho da Custódia Autónoma de Santa Clara de Assis de Moçambique. Sob a presidência do Custódio, frei Evódio João, participaram nesta Reunião os seguintes irmãos: frei Amaral Bernardo Amaral, Vice-Custódio, frei José Juma Manuel, frei Orlando António e frei Filipe Quenquene, Conselheiros. Não esteve presente, por motivos justificados, frei Lucas Gololombe, conselheiro. Entre vários assuntos tratados, comunicamos aos irmãos os seguintes:





1.     VIAGEM DO CUSTÓDIO



            Roma – Formação dos Recém Eleitos Provinciais e Custódios

            Entre os dias 15 e 27 de Janeiro de 2012, na Cúria Geral em Roma, o Custódio participou no Encontro dos recém-eleitos Provinciais e Custódios. Durante o encontro foram tratados vários temas sobre a nossa vida franciscana, dos quais, a Restruturação e Redimensionamento, o Papel do Definitório Provincial na Província, a Ajuda aos Irmãos em Dificuldades, a Economia de uma Entidade, a Resolução de Conflitos na Vida Fraterna, Moratorium, Inquérito Sobre o Estado da Ordem Hoje etc. No último dia do encontro, Frei Evódio foi recebido em audiência particular pelo Ministro Geral que falou sobre a formação dos noviços em Portugal e dos professos temporários em Moçambique e fora de Moçambique  e de outros assuntos relacionados à nossa Custódia.

            Em Roma, o Custódio visitou os nossos irmãos residentes, nomeadamente, o Frei Alfredo Maurício Manhiça, Frei Lage Nhampoca, Frei Domingos Simbe e Frei Lourenço Laquiço. Os irmãos estão bem e os seus trabalhos estão a correr bem, com a exepção do Frei Domingos que desde dia 17 passado está internado no Hospital Policlínico Gemelli, padecendo de uma doença ainda não muito bem identificada.



            Portugal – Visita aos Irmãos Noviços e Antigos Missionários

            Em Portugal, entre os dias 29 de Janeiro e 5 de Fevereiro, o Custódio fez as seguintes visitas:

1.        Aos irmãos noviços, Frei Adelino, Frei Dionísio e Frei Hilávio – estão bem e a equipe de formação também.

2.        Aos Antigos Missionários de Moçambique – Frei Marques Júnior, Frei Jorge Chaves, Frei Maciel, Frei Armindo, Frei José Maria, Frei Araújo, Frei Aquiles – todos mandam saudações.



            Durante o tempo de visita, o Custódio teve encontro com o Provincial, Frei Vítor Melícias, para rever a Cooperação existente entre as duas entidades e as novas perspectivas, atendendo os tempos que estão em mudanças.





2.     CALENDÁRIO DE ACTIVIDADES PARA 2012



            A calendarização das actividades é uma chave muito importante para a realização do Projecto de Vida. Ouvido o parecer dos guardiães sobre o esboço das actividades e depois de um estudo aprofundado, o Conselho da Custódia estabeleceu os dias, os agentes e o local de realização das diversas actividades a tomar lugar neste ano de 2012. Algumas das actividades que não foram contempladas requerem um pouco mais de estudo de viabilidade. 

            Para o calendário das actividades, ver o anexo.



            Retiros Anuais da Custódia

            O primeiro retiro anual da Custódia terá lugar no mês de Maio, o pregador vai ser o Frei Armindo de Jesus Carvalho; o segundo, no mês de Setembro, o pregador poderá ser provavelmente o Frei António Correia Pereira; ainda por confirmar. Os dois retiros realizar-se-ão em Jangamo e vão requerer a inscrição antecipada dos interessados, pois estão abertos a toda a família franciscana.





3.     IRMÃOS



            Colocação de Frei Joaquín

            O Frei Joaquín Pérez Chumacera, novo missionário, proveniente da Província de los Santos Francisco y Santiago do México, já está no meio de nós desde o dia 15 de Janeiro. Recebendo-o de mãos abertas e com muita alegria, como um reforço precioso para a nossa vida de fraternidade e para a pastoral, o Conselho decidiu colocar este nosso irmão na Fraternidade da Beira. Atendendo que as Fraternidades estão em período inicial de estabelecimento, o Frei Joaquín viaja a Beira já no dia 23 do corrente mês, para dia seguinte participar na tomada de posse do Guardião da sua nova Fraternidade. A visita a outras Fraternidades da Custódia poderá faze-la oportunamente, para ter uma imagem abrangente da realidade de Custódia. Ao Frei Joaquín desejamos uma boa viagem a Beira e muitos sucessos na sua missão.



            Ordenações

            No passado dia 19 de Fevereiro, foram ordenados os nossos irmãos, Frei Ricardo Mário A. José, sacerdote, e Frei Afonso Ernesto Matsimbe, diácono, na Paróquia de Santo António da Polana. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Maputo, Sr. Dom Francisco Chimoio. A esses nossos irmãos damos os nossos parabéns e fazemos votos que desempenhem devotamente os ministérios que abraçaram para o bem da Igreja e do povo de Deus.





4.     FORMAÇÃO



            Seminário de Santo António: Candidatos ao Postulantado

            O Seminário de Santo António de Chimoio propôs quatro seminaristas para entrarem no Postulantado este ano.  A partir  deste ano o Postulantado vai ter lugar em Manjacaze, começando, portanto, com esses quatro jovens seminaristas que devem chegar lá no dia 24 de Fevereiro.









            Postulantado – Candidatos ao Noviciado

            No dia 5 de Janeiro encerrou o Postulantado em Jangamo e os quatro jovens que lá estiveram saíram à férias. Regressados das férias, os postulantes estão no Maputo (excepto um que se despediu dois dias depois que chegou a Maputo) a tratar da documentação e das análises médias necessárias para a preparação da viagem ao Noviciado em Portugal.



            Egressos: Frei Biasse e Frei Keoma

            No fim do ano lectivo de 2010, o Frei Daniel Biasse foi aconselhado a não prosseguir o quarto ano de Teologia, para fazer uma experiência forte de renovação das suas motivações vocacionais. Depois de várias tentativas de resgate sem sucesso, em Homoíne e em Jangamo, o seu pedido de renovação de votos teve resposta negativa da parte do Conselho da Custódia e por isso já está fora da Ordem, desde o dia 16 de Janeiro de 2012.

            No dia 7 de Fevereiro, menos de um mês depois da renovação de votos, o frei Keoma da Felicidade Estima, que acaba de chegar no Lar São Boaventura para fazer o primeiro ano de Teologia, apresentou o seu pedido de abandono da Ordem. O Custódio, ouvido o parecer do Conselho da Custódia, dispensou o Frei Keoma da vida comunitária, podendo assim seguir para a sua família, enquanto aguarda a resposta do Ministro Geral. Ao Frei Keoma desejamos bom enquadramento no mundo.



            Cancelamento do subsídio para a formação na Custódia

            O subsídio para a formação, que vinha sendo suportado pela Cúria geral, desde há muito, com a aprovação do orçamento anual que o Economato da Custódia apresentava, caiu na ruína. O cancelamento definitivo deste subsídio compromete não só a formação mas toda a vida da Custódia que se assegurava nele para a realização das suas actividades. O grande problema com que nos devemos debater é: “Que fazer para suportar a formação e a vida das Fraternidades?”



5.     OUTROS



Valorização dos imóveis da Custódia

            O Lar São Francisco de Chimoio, devolvido à Custódia em Setembro passado, e a casa de Jangamo estão a despertar algum interesse de valorização. Há já contactos iniciais de arrendamento mas vamos precisar de tempo para fazer um estudo aprofundado que nos evite dissabores no futuro, como aqueles que temos com algumas das nossas propriedades.



            Próxima reunião do Conselho: Beira, 2-4 de Maio 2012 







Frei José Juma Manuel

(Secretário)