Somos Franciscanos e pretendemos partilhar, através deste meio, a nossa vida com todos os homens e

A minha foto
Maputo, Maputo, Mozambique
FRANCISCANOS OFM DE MOÇAMBIQUE

sábado, 11 de outubro de 2014

Clarissas em Namaacha

O Mosteiro de Santa Clara de Assis de Namaacha encontra-se na Vila fronteiriça de Namaacha,  à 80 km de Maputo. No Mosteiro estão cinco irmãs,  das quais duas moçambicanas e três espanholas. O mosteiro é fundação do Mosteiro de São Domingos de Soria,  Espanha.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

São Francisco em Maputo

A Família Franciscana da região de Maputo celebrou a Solenidade de São Francisco nos dias 3 e 4 de Outubro em Maputo.
A festa começou no dia 3 com encenação do trânsito de São Francisco, passagem desta vida para além, seguida de Vésperas e Missa presidida pelo Frei Barros Sapatos,  Ofm capacidade. Marcaram sua presença vários irmãos e irmãs das duas ordens, a primeira e a terceira, regular e secular.

No dia 4, a festa começou com a celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, ofmcap. Durante a homilia, Dom Chimoio apresentou o percurso de São Francisco, desde o seu nascimento,  a juventude, a guerra travada entre Assis e Apúlia,  a sua conversão e o resto da vida. O arcebispo, olhando para Moçambique que está em campanha eleitoral, tratando - se dia 4, dia da Paz nível nacional, a necessidade de preservar a Paz; esse tarefa, disse o prelado, é tarefa de todos.
Depois da Missa, a festa continuou no Salão Paroquial de Santo António da Polana com a confraternização e algumas peças culturais.
Momentos da confraternização

Dom Chimoio na Missa