Somos Franciscanos e pretendemos partilhar, através deste meio, a nossa vida com todos os homens e

A minha foto
Maputo, Maputo, Mozambique
FRANCISCANOS OFM DE MOÇAMBIQUE

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PROFISSÕES TEMPORÁRIAS EM VARATOJO

No 06 de Setembro de 2014, no Coro do convento de Santo António de Varatojo, Portugal, 3 jovens de enviados pela Custódia de Santa Clara de Assis de Moçambique de juntamente com outros 6 sendo 2 nativos de Portugal e 4 vindos de Timor Leste, nas mãos do Provincial Frei Victor Melicias Lopes, emitiraram os seus primeiros votos.

Celebramos mais uma vez o dom da vocação que o Senhor nos deu a exemplo de São Francisco, estes jovens que no dia 06 de Setembro de 2013 no Coro do Convento de Santo António de Varatojo, tomaram o santo hábito franciscano e deram o início do ano de prova e experiência da vida franciscana. Era um grupo de nove candidatos sendo dois da Provincia dos Mártires de Marrocos-Portugal (Frei Paulo Faria, natural de Lisboa, Benfica e Frei Márcio Carreira, natural das Caldas da Rainha); três da Custódia de Santa Clara de Assis de Moçambique (Frei Nomen David Maenza,  natural de Manica; Frei Raimundo José Mateus, natural de Tete e Frei Orlando Augusto Nhachengo, natural de Inhambane, Inharrime) e por quatro da Fundação de Santo António de Lisboa- Timor Leste( Frei João Mendonça, natural de Aileu; Frei Gaspar Ximenes Belo, natural de Baucau; Frei Saturninho da Costa, natural de Fatucahi e Frei Marino Florão Amaral, natural de Fahi-nihan).

Foi um ano de muitas descobertas a partir do contacto com a natureza, algo que o Pai Seráfico São Francisco respeitava com toda a dignidade a ponto de chamar toda a criatura por irmã. Tiveram também a oportunidade de se conhecerem-se entrando em si mesmos e descobriram que era possível fazer algo que supostamente pensavam que não eram capazes de fazerem.



Esta etapa teve como pontos de partida: o encontro com Cristo, pobre e abandonado; o encontro consigo mesmo e com os outros, momentos que ajudaram no discernimento vocacional destes irmão tal como foi a experiência de São Francisco de Assis.

Terminados esta fase de prova e experiência em que os nossos estatutos propõem fazer-se em um ano, estes jovens, fizeram a sua primeira profissão no dia 06 de Setembro de 2014, nas mãos do Frei Vitor Melícias Lopes, Provincial da Provincial Portuguesa dos Mártires de Marrocos-Portugal. Estiveram presente frades da Província Portuguesa e por coicidência contou-se com a presença do futuro mestre dos estudantes de Timor o Frei Nicolau bem como familiares dos dois irmãos portugueses do mesmo grupo formativo e amigos com quem conviviam.


Que o Senhor lhes dê a paz, perseverança e forças para uma nova etapa que estão iniciando.

Por Frei Orlando Augusto Nhachengo


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PROFISSÃO SOLENE DO FREI RAMALHO

No dia 7 de Setembro de 2014, no salão do  Seminário Franciscano de Santo António do Chimoio, durante a Celebração Eucarística,  Professou solenemente Frei Ramalho Adelino Chenga. A celebração presidida pelo Padre Custódio,  Frei José Juma Manuel,  contou com a presença do Frei João Muniz Alves, visitado geral, volta de quarenta frades, religiosas, irmãos da Ordem Terceira Franciscana, os seminaristas franciscanos, em número de 68, familiares do frei Ramalho,  convidados e fiéis.
Com esta profissão,  a Custódia de Santa Clara de Assis de Moçambique conta com 64 frades dos quais,  48 professos solenes, 13 de votos temporários e 3 bispos. Ainda tem 5 noviços, 12 postula teste e 68 aspirantes.
Ao frei Ramalho vão os nossos parabéns.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Superior dos Franciscanos

Frei José Juma Manuel,  de 46 anos, nasceu em Pebane,  Província da Zambézia, é o novo superior dos Franciscanos em Moçambique. Em 1993 vestiu o hábito franciscano, no ano seguinte fez a sua primeira profissão,  fez os estudos de filosofia no Saint Bonaventure College, em Lusaka, Zâmbia,  de 1997 a 2000 fez teologia no Seminário internacional diocesano de São Pio X, em Maputo. Professou solenemente a 8 de Agosto de 1999 e no dia 10 de Junho de 2001, pela imposição das mãos do saudoso Dom Luís Gonzaga recém o presbítero.  Depois de trabalhar nas Paróquias de Santo António da Polónia,  Nossa Senhora de Fátima de Jangamo,  Catedral de Inhambane,  foi enviado para Roma, onde se formou em teologia moral. No momento da sua eleição desempenhava o ofício de pároco de Santo António da Polana,  em Maputo.
Homem simples, trabalhador incansável,  é a aposta dos Franciscanos para 2014 - 2017.

NOVO SUPERIOR

Reunidos em Capítulo entre os dias 1 e 5 de Setembro,  os frades menores de Moçambique, Custódia Autónoma de Santa Clara de Assis,  elegeram novo governo para o próximo triénio:
Frei José Juma Manuel,  Custódio
Frei Miguel dos Santos Benjamim, vigário
Conselheiros:
Frei Pedro José António da Costa
Frei Ilídio Jacinto
Frei Calisto Tinha
Frei Domingos Tomo Simbe